Videoclipe: a nova forma de ver música

Videoclipe: a nova forma de ver música

O crescente consumo de videoclipes marca um novo modo de se ouvir músicas, sendo que muitas delas acabam sendo lembradas pelo impacto de seus videoclipes e suas narrativas visuais. Thriller, de Michael Jackson, I Want To Break Free, do Queen, Like A Prayer, de Madonna, entre outras, são ótimos exemplos.

Hoje, mais do que nunca, a linguagem é vista como uma ferramenta que atrai o público e que alavanca carreiras. A junção da música com o cinema traz infinitas possibilidades de fruição que a música, por si só, já carregava.

Diante de tal relevância na área de produção audiovisual, a LZP conversou com o artista WD, que acaba de ter o lançamento de seu quarto clipe Adrenalina. Em parceria com Victoria Muller, reconhecida artista do cenário Drag Music mineiro, “Adrenalina” já atinge cerca de seis mil visualizações em duas semanas. O videoclipe foi um trabalho autoral que contou com a direção, fotografia e edição de Bárbara F. Santos, integrante da equipe LZP.

A produção de um clipe low budget traz sempre dificuldades e obstáculos a serem batidos. De forma mais específica, pequenas e grandes produções devem contar com conhecimento e criatividade para a resolução de problemas. Mas, o que é a vida de um profissional do audiovisual, se não a capacidade de se ajustar à diferentes situações para garantir um bom produto final?

E as situações durante uma produção são diversas. No caso de Adrenalina, além de a verba disponível para a produção ser limitante, as variações climáticas, possíveis atrasos em cronogramas, mau funcionamento de algum equipamento (perda de sinal, mau contato, queda de energia, entre outros), exigiram dos profissionais envolvidos uma grande preparação para que a produção ocorra independente desses imprevistos.

É claro que uma pré-produção bem feita e executada tem a capacidade de minimizar tais imprevistos, mas não garante o desaparecimento destes, afinal, há situações, já citadas, que fogem do controle. Aí se encontra a importância de estar preparado para contornar esses empecilhos: seja com um setup de luz que simule a presença da luz solar, seja a presença de um gerador para emergências, ou até mesmo a adaptação do roteiro original para a nova circunstância.

E por falar em produções, vamos conferir a entrevista de WD sobre sua carreira e também a experiência na execução de seu novo videoclipe.

Você também pode conferir o clipe completo, clicando aqui.

No Comments

Post A Comment