Quais são as etapas de uma produção audiovisual?

Quais são as etapas de uma produção audiovisual?

Você já parou para pensar por que um vídeo de até quatro minutos leve um dia, no mínimo, para gravação, e até mais do que isso na edição? É normal surgir essa dúvida quando não se sabe o que acontece por trás de uma produção audiovisual.

Primeiro, é preciso entender que antes de algo ser filmado, a equipe precisa planejar as datas, os equipamentos, os objetos de cena, quais as funções necessárias durante a gravação… E tudo isso depende da complexidade do que foi pedido.

Quando surge a demanda para a criação de um vídeo, o processo de pré-produção precisa ser o mais detalhado possível para que tudo funcione bem durante a gravação. Preparar orçamento, pesquisar sobre o conteúdo, buscar os ambientes e acertar o número de pessoas envolvidas na filmagem são alguns dos primeiros passos. E não se pode esquecer do desenvolvimento de roteiro!

O processo de gravação propriamente dito, chama-se produção. O ato de filmar, dirigir as cenas, registrar o making-off e dirigir a fotografia são as ações básicas e necessárias para esse período.

O que acontece depois, chama-se pós-produção. Ela pode ser até mais longa que a produção, considerando que todas as cenas filmadas precisam ser selecionadas, cortadas, montadas em ordem e tratadas sonora e visualmente. A conhecida etapa de edição se encontra aqui.

Todas as fases citadas podem se tornar mais simples quando a equipe esquematiza detalhadamente cada um dos processos antes de eles acontecerem, premeditando os possíveis imprevistos. Isso economiza tempo, garante o resultado esperado e a satisfação do cliente.

Ainda assim, é importante relembrar que cada processo depende da complexidade do que foi pedido, e também nos especialistas envolvidos na produção. Por esses e outros motivos, atualmente as empresas preferem buscar quem tem know-how no ramo do que apostar em uma solução caseira. É mais eficaz, mais profissional, e tem um custo benefício mensurável.

Agora, quando você pensar em produzir material audiovisual, já sabe: a LZP Produções garante um método otimizado para entregar no tempo certo um trabalho bem-sucedido e cheio de arte!

No Comments

Post A Comment